O Boticário Essence: Sensuelle versus Lily

A linha Essence de O Boticário designa os produtos considerados top da marca brasileira de perfumaria e cosmética. As fragrâncias femininas em Eau de Parfum desta linha são Lily Essence e Sensuelle Essence. Então vem a pergunta?

Qual o melhor deles?

Em 2006 a marca lançou Lily Essence, apostando no processo artesanal da enfleurage e em conceitos barrocos de beleza para a confecção deste que considero o melhor perfume de O Boticário. O legal é que a enfleurage é um processo antiqüíssimo, (alguém aqui assistiu O Perfume?) Foi criado pelos egípcios e aperfeiçoado no século XIX pelos franceses na cidade de Grasse. Basicamente trata-se de expor pétalas de flores por um tempo determinado a uma camada de gordura (antigamente de porco, mas no caso do processo de O Boticário, é gordura vegetal), até que esta fique saturada com o óleo da planta. Essa mistura é então lavada com álcool e filtrada para que se extraia o óleo essencial. O álcool é destilado e a partir daí é obtido um óleo essencial 100 por cento puro e natural.

lily-essence

“Imaginei um frasco cuja parede fosse como a de um cofre de jóias, iluminado por pérolas prateadas e ornamento barroco na parte de cima, uma referência à uma época de paixão eterna”, disse o designer por época do release.

Vem com vaporizador, uma tampa normal, e um pump charmosissímo. No meu caso, comprei o spray purse à parte, muito bonito.

As notas de saída trazem um frescor especiado, com mandarina, pêra, pêssego, damasco e pimenta rosa.

Acho especial a presença da gardênia nas notas de saída, pois combina bem como pêssego e a pêra. A pimenta rosa combina bem na composição. As notas de corpo são essencialmente florais: Osmanthus, Gardênia, Jasmim, Rosa, Violeta, Lírio, Íris e Narciso. As notas de fundo combinam notas amadeiradas de Sândalo, Musgo, Vanilla, Patchouli, Vetiver e Âmbar.O perfume foi criado por criada pelos perfumistas Yves Cassar e Verônica Casanova, da casa de fragrâncias IFF.


Considero que a presença sutil das outras flores servem para valorizar a inebriante, doce e feminina personalidade do lírio. Dá um colorido a mais. Se você algum dia já enfiou o nariz num lírio perfumado, deve saber que Lily Essence é basicamente isto: lírios. O perfume é todo notas de flores brancas, toques noturnos da gardênia e violetas, os aromas terrosos do musgo e patchouli contribuindo para a evocação de flores frescas e úmidas. É um perfume feminino, leve, chique. talvez não um perfume para a sedução, mas ganho sempre muitos cumprimentos quando o uso. A fixação em mim ultrapassa 16h, isto é raríssimo. Vai entender, muitas pessoas reclamam que não fixa bem para um eau de parfum.

sensuelle_essence

Sensuelle foi produzido pelo método de enfleurage das pétalas da tuberosa, flor conhecida em alguns lugares como rainha da noite. As tuberosas são essencialmente intensas e narcotizantes, dizem mesmo que “as donzelas não deveriam aspirar seu perfume”, para não perder a razão. Daí talvez a fama de ser uma flor afrodisíaca. Sensuelle combina notas de Pêssego, Mandarina, Ameixa e Bergamota nas notas de saída, entretanto pode-se dizer que este aspecto frutal doce é rapidamente sufocado pelas flores noturnas de seu corpo; Rosa Absoluta, Muguet, Ylang Ylang, Tuberosa, Gardênia, Floral Super e orris. Esta nota sintética não foi identificada por mim, porque eu sinceramente fiquei sufocada pelo combo tuberosa+gardênia+rosa+ylang ylang. Pouco se consegue perceber do orris, mas isto não alivia este floral forte.

tuberosa

Tuberosa Polianthes, a rainha da noite em Sensuelle

Apesar de entender o conceito da fragrância, acho muito pouco atraente, pois o foco total e irrestrito na tuberosa deixou o perfume com jeito de velho. Enfim, não tem a beleza de criações clássicas com a difícil e dominante tuberosa, transmitindo, ao menos ao meu olfato, um erotismo forçado e fora de moda.  Não estou falando velho como um Dior Poison, estou falando velho como um Bal a Versailles_ mais que velho; desgastado. Sei lá, acho que existem perfumes ótimos que aproveitam melhor a tuberosa.

O designer Juan Carlos Rustarazzo elaborou o frasco do novo eau de parfum, que vem dentro de um cartucho lilás azulado, com delicadas flores de tuberosas estampadas. Os elementos em captonê das facetas fazem menção ao antigo e contrastam com o moderno desenho estilizado da flor de tuberosa, no topo do frasco, compondo uma harmonia entre o artesanal e o moderno.’

Segundo release da época de lançamento (setembro de 2008),’ Sensuelle Essence foi desenvolvido pelo perfumista Carlos Venían, da IFF NY.

“Para criar esta fragrância, me inspirei na sensualidade, na energia e na elegância da mulher contemporânea, que desempenha diversos papéis durante o dia. Sensuelle Essence é extremamente feminina, traz o luxo para o dia-a-dia de uma mulher muito ocupada”, explica o perfumista.


Gosto do frasco (versão colorida no frasco de Lily Essence), fora aquela florzinha no topo, que achei muito infantil.

Resumo: Lily Essence continua na frente, por enquanto, como o melhor perfume de O Boticário.

38 Comentários

  1. Angela · 24/01/2014 Responda

    Olá, você ainda tem o Sensuelle? a disposição gostaria de vendê-lo?

  2. Joyce Pinto · 30/12/2013 Responda

    Bom dia Senhorita Anjos!!!!
    Eu não sei porque cargas d’agua, coloquei na minha cabeça que o Joop Le Bain é parecido com o Lily Essence, acho que pelo conforto que você descreve no Joop e eu sinto no Lily! Agora a pergunta, só não comprei o Joop, pois não acho amostra para conhecer, e detesto ter perfumes parecidos, eles são parecidos? Você poderia me apontar um que seja parecido, para que eu tenha uma idéia!!!
    Bjs e obrigada!

    • Srta. Anjos · 30/12/2013 Responda

      Sabe que de certo modo você tem razão, Joyce? Eu peguei os dois aqui para tirar a teima, o meu Lily é bem antigo, tem uns 5 anos e está bem concentrado, mais denso que o normal. Achei que dividem várias características sim, embora o Le Bain siga por um caminho mais doce, talcado e “fechado”, bem menos floral. O que os aproxima são as notas frutais (no Lily, um pêssego com gardênia; no Le Bain, ameixa). Comparativamente, o Le Bain pode ser mais sufocante, no calor principalmente.

  3. Alessandro Anderson · 15/03/2013 Responda

    Realmente Lily é ótimo!! Minha irmã usa e ele é muito cheiroso. Ano passado lançaram o 4º, Lily Divine (o 3º foi o Crystal Essence). Chegou a conhecê-los Vanessa??

    Fiquei curioso tb, vc considera o Lily o melhor feminino de O Boticário. Qual masculino vc considera o melhor da marca ???

    abraço!!

    • Srta. Anjos · 15/03/2013 Responda

      Olha, pra mim o melhor perfume masc que a marca já lançou foi o Tuareg. Hoje, qualitativamente o Zaad é bom, mas não faz minha cabeça. Não me empolgo muito pela marca, mas dá pra ter uma ideia do meu gosto nos dois artigos sobre masculinos da marca.

      bjks

  4. Burberry London for Woman - Perfume na Pele · 05/02/2013 Responda

    [...] o combo pêssego+tangerina+tuberosa (no caso, substitua aqui pela tyare). É intrusiva demais (vide Sensuelle Essence, de O Boticário, que tem o mesmo combo e me dá arrepios). Eu sinceramente relembrei da sensação [...]

  5. Jackelline Monteiro (@Jacke_MJ7) · 24/01/2013 Responda

    Bal a Versailles velho?? AH! Não fale isso do perfume preferido do meu ídolo! :(

  6. Solange · 18/12/2012 Responda

    Ganhei um Lily de presente no Natal passado, e embora a fragrância me agrade muito, aquela explosão de flores inicial me sufoca, sinto falta de algo, as flores parecem fora de controle kkk… mas o equilíbrio que ele alcança depois de 1h ou 2h é perfeito se torna delicado e encantador.
    Só eu me sinto incomodada com as notas de saída?

    Srta. Anjos,
    Estou adorando conhecer o blog, e suas resenhas promovem viagens fantásticas aos sentidos. Parabéns!

  7. 4 masculinos de O Boticário - Perfume na Pele · 14/11/2012 Responda

    [...] frasco é lindo. Aliás, O Boticário tem realmente acertado nas embalagens, e o de Malbec faz imediatamente lembrar uma taça de vinho [...]

  8. Soraya Gomes · 09/10/2012 Responda

    Meu Sensuelle acabou não quero ficar sem meu perfume preferido. Já procurei por toda parte. Mesmo que vencido, ou aberto “EU QUERO OUTRO SENSUELLE”
    Estou inconformada…… ele é o melhor perfume que eu já tive….
    Eu quero desesperadamente outro frasco….
    Me ajudem por favor!!!
    PORQUE O BOTICARIO NÃO FAZ MAIS????
    Eu não me conformo. Porque não fazem mais o meu Sensuelle??
    Deixo aqui minha sugestão para O BOTICÁRIO: Faça pelo menos uma edição limitada dele atendendo a tantos pedidos de clientes que com certeza usam outros produtos da marca e ficariam muito felizes.
    Não me conformo…

  9. Carla conselvan · 26/06/2012 Responda

    Acabei de “quebrar o meu Sensuelle”…..
    Estou inconformada…… ele é o melhor perfume que eu já tive….
    Eu quero desesperadamente outro frasco….
    Me ajudem por favor!!!
    Quem tem um mesmo que esteja aberto e queira vender, entre em contato comigo….
    PORQUE O BOTICARIO NÃO FAZ MAIS????
    Eu não me conformo de ter perdido o meu Sensuelle….
    Não me conformo…

    • Luciana Duarte · 10/08/2012 Responda

      Também não me conformo…
      já procurei por tudo…
      quero que volte…

  10. val · 04/05/2012 Responda

    eu recomendo nao deixar o borrifador,pq eu tenho um deixei o borrifador evaparou quase a metade,eu recomendo o esplei!

  11. silvia · 29/03/2012 Responda

    OLÁ.EU AMO O SENSUELLE DE PAIXÃO E ATÉ HOJE AINDA NÃO CONSEGUI ENTENDER PORQUE QUE TIRARAM ELE DE LINHA.EU GOSTARIA MUITO DE SABER SE TEM ALGUMA POSSIBILIDADE DE VOLTAR,OU SE TEM ALGUM LUGAR AONDE EU POSSA COMPRA-LO.POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA.DESDE JÁ OBRIGADO.

    • Carla conselvan · 26/06/2012 Responda

      Eu derrubei o meu no chão e quebrou…. snif..
      Liguei no 0800 do boticario, e fiz um pedido para que o sensuelle retorne… faça o mesmo…
      Se todas nós pedirmos, quem sabe a gente consegue…
      Beijos..

  12. Italo Pereira · 15/03/2012 Responda

    Não considero o sensuelle velho, considero ele uma versão palida de Poison, o problema não é a tuberosa mas as especiarias, até qpe ele nao cheira exatamente indolico e agressivo como FRACAS de Piguet ou como Tuberose Criminale de Lutens, ele tem uma palida aura de tuberosa domada o que faz ele perder a graça e tem um aspecto Soapy muito fote, em mim ele nao evolui bem é estatico e tem textura oleosa! Prefiro Fracas, Prefiro Tuberose Criminale, mas ele nao me lembra muito as tuberosas em seu estado mais dramatico e expansivo

    • Srta. Anjos · 15/03/2012 Responda

      Se ele tivesse a força dessas composições citadas, ele seria bom, mas ele é apenas uma versão pálida, sem sal, sem ousadia e que por isso é bastante vulgar e sem brilho, somente aborrecido. Talvez com foco no mercado brasileiro, tentnado ousar mas ao mesmo tempo ser conservador em termos de mercado… Sei lá, O Boticário não é uma marca fácil de entender. Conheço gente que diz que gosta de Sensuelle, mas nunca vi usando…

  13. Luciene · 25/02/2012 Responda

    eu comprei no ano passado no dia 30 de dezembro e o cheiro não ficava no corpo, troquei, e o perfume tinha cheiro de Álcool, troquei, e o perfume evaporou. ninguém da loja me falou nada de ter que tirar o borrifador. agora acabou o perfume todo

  14. Gisele · 10/01/2012 Responda

    Quero na verdade tirar uma dúvida, comprei o Lily e já vi alguns depoimentos q ele evapora se deixar com o borriflador… como deixo meu lilly com o borriflador ou com a válvula tradicional?
    Obrigada…bjs

  15. Elemi Borges · 15/12/2011 Responda

    Adooro Lily, melhor cheirinho do boticário !!! amo de paixão!!

  16. Flávia · 27/07/2011 Responda

    Adoro o cheirinho do Lily! Fiz resenha sobre o óleo corporal, veja lá no meu blog: http://superbelas.wordpress.com/2011/07/27/testei-oleo-perfumado-lily-essence-o-boticario/
    bjos

  17. silmara · 27/09/2010 Responda

    EU AINDA NÃO EXPERIMENTEI O LILY, MAIS TENHO O CREME E O OLEO E ACHEI MARAVILHOSO.
    GOSTEI MUITO DO SENSUELLE ESSENCE, PENA QUE NÃO ACHO MAIS.
    MAIS VOU EXPERIMENTAR O LILY. UM ABRAÇO!!

  18. Perfume na Pele · 21/08/2010 Responda

    O Boticário Essence: Sensuelle versus Lily http://tinyurl.com/27e8lf3

  19. Aretê · 26/08/2009 Responda

    Realmente, Lily Essence é um perfume com participação nacional que vale a pena experimentar. Dentro do delicado equilíbrio da estrutura de custos dessa marca, desta vez o perfume não levou a pior.

    • Srta. Anjos · 27/08/2009 Responda

      Realmente a gente tem que ser compreensiva com o custo de se produzir um eau de parfum aqui no Brasil, mas digamos que poderiam ousar um pouco mais… Espero um terceiro eau de parfum da marca, quem sabe mais oriental…Abraços

  20. Glóry · 18/08/2009 Responda

    Olá. Eu sou absoluta em concordar com a opinião especialista acima: o Lily Essence é o melhor prfume brasileiro sim, até por que ele é um perfume na medida certa, sem pecar pelo exagero, ele sobressai na pele de quem o usa(claro, respeitano os diversos aspéctos de pele e hormônios de cda um e tbm levando em consideração o clima da região em que habita), fzendo morada e se incorpando junto à personalidade da pessoa. Ele é sofisticado, o lírio é um misto de inocência e feminilidade com o glamour que lhe é próprio para todas as ocasiões. Querem ver? O l[irio pode ser uma flor de lapela, um presente de noiva, um bouquet de debutante, um bouquet para a vovó, e até mesmo uma coroa de funeral… (ñ é troça, não, gente; é a pura verdade! Existe versatilidade em alguma outra flor? Nunca! O lírio é tudo! El é feminino e infantil, sex e sensual, suave e imponente. E lily Essence’reune toda essa nunce de qualidades dentro de um sofisticado esingular frasco que uma mulher ao tê-lo nas mãos já o pega como quem se apossa de uma jóia lindérrimaaah… a fixação excede 24hs, é incrível mesmo!! Nem as fragâncias que uso como: Organza(Givenchy), Éden(Cacharel), Sansara(Guerlain) têm a supremacia de fixarem na pele por 24hs ou mais…! Mas gosto por perfumes é uma coisa muito peculiar, o que sei é que eu amo excelentes perfumes e beeeem femininos e marcantes, sem serem vulgares! Amo o Lily essence e pago 148 reais por ele sim, vale à pena, é uma jóia raríssimaaaa…amoooo♥♥♥ demais!!!

    • Srta. Anjos · 18/08/2009 Responda

      Glóry, concordo com você, adoro florais e acho Lily super feminino, embora a polêmica sobre os perfumes brasileiros seja assunto para muitas e muitas discussões. né? Beijos e obrigada por passar por aqui!

  21. Renata · 30/07/2009 Responda

    hum, estou meio arrependida de ter gastado com este eperfume (o Sensuelle)… Não só pela sua opinião, eu já estava antes, mas vc confirmou algumas impressões q eu tinha… :(
    Se pudesse voltar atrás, compraria o Royalty Celebrare ou o Sitar, q inclusive são mais baratos, mas infelizmente edições limitadas…

    Bjs! e da próxima vez vou incomodar um pouquinho mais as atendentes e experimentar melhor, rsrsrsrsr

    • Srta. Anjos · 03/08/2009 Responda

      de repente você consiga um outro perfume mais amadeirado para contrabalançar. Sobreponha os dois, em doses mínimas. vale a pena tentar. Logo logo vou falar aqui sobre minhas experiências com layering de perfumes…

Junte-se a esta conversa! (Proibido propagandas)

  • RSS
  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • Pinterest
%d blogueiros gostam disto: