Você tem uma coleção de perfumes?

Você tem uma coleção de perfumes?

Você tem uma coleção de perfumes?

O que faz a diferença entre uma coleção de perfumes e “um monte de perfumes”? Você sabe?

Se souber, nos ajude a discutir, porque ter um monte de perfumes não significa, exatamente, ter uma coleção de perfumes.

perfume wardrobe

coleção ou perfume wardrobe?

Qual o número mínimo de perfumes para ser considerado “coleção”? Deve ter algum tipo de organização? Qual o propósito de acumular perfumes?

Você tem uma “coleção de perfumes” ou um “perfume wardrobe”? Aliás, que expressão vamos inventar para converter “perfume wardrobe” para o português (como alguns já traduzem o termo “perfumista” por “perfumólatra”, poderiam criar algo)?

coleção1

Estas questões me vieram à mente quando ouvi alguém dizer que “mais que 3 já é coleção”.

Neste caso, se eu tenho mais que 3 calcinhas, eu tenho uma coleção de calcinhas?

Para alguns, ter um monte de perfumes não é ter uma coleção, pois se acredita que uma coleção de verdade impõe a necessidade de se interessar pelos aspectos artísticos, históricos, de fabricação ou confecção dos objetos colecionados, em diversos níveis. Para estes, não basta ter cinco, quinze, ou cinquenta perfumes que você adora e usa: é necessário se aprofundar e se envolver com o perfume, conhecer sua história, seu conceito, e todos os detalhes possíveis que tornam um item especial e válido de figurar em sua coleção.  Assim, conforme você coleciona, você continua a aprender.

collection2

Isto adiciona critérios a uma coleção. Apenas gostar, sem saber destes detalhes, não seria realmente colecionar.

Até quem coleciona Tazzos, Super Trunfo ou cartinhas de Pókemon sabe disso.

O objetivo do colecionador é ter a melhor coleção possível. Isto é interessante, pois alguns estudiosos mencionam o quanto isto é frustrante, para a maioria dos colecionadores. Dependendo do tipo de coleção, se percebe que não é possível torná-la melhor (maior, normalmente). Normalmente por questões ou de espaço físico, ou financeiras. Assim, muitas pessoas começam a tornar suas coleções em outras coleções, cada vez mais especializadas.

 

Exemplos de como e quando isto acontece?

Uma pessoa percebe que não vai conseguir ter uma expressiva coleção de perfumes de variados tipos, então começa a mudar seu foco para perfumes de uma determinada década. Ou, começa uma coleção de perfumes de determinada marca. Ou perfumes com uma determinada nota olfativa predominante.

coleção de miniaturas

Conforme especialistas em coleções, uma vez que o tema de sua coleção (ou coleções) é definido, uma vez que o objeto (no nosso caso em discussão, perfumes ou frascos de perfumes) esteja em seu nicho dentro da coleção, o colecionador não se desfaz dele. Se, por exemplo, uma pessoa coleciona perfumes descontinuados e encontra um Crêpe de Chine para sua coleção, não é comum que vá fazer decants dele. Pode ser até que venda seu pressciousss por uma boa grana, se necessário, mas fará isso depois de muitas noites de insônia e somente se for para pagar a hipoteca da casa, a rinoplastia ou comprar mais perfumes.

Obviamente, uma coleção é organizada. Se não tiver método e propósito, não é coleção, é acúmulo.

Colecionar perfumes, obviamente, não tem tanto a ver com experimentar perfumes. Nem todo enólogo “coleciona” vinhos, nem todo aficionado por filmes tem os DVDs de todos os filmes que assistiu. Claro que, sendo os perfumes itens de consumo, relativamente perecíveis, ninguém nunca disse que não podemos usufruir deles.

coleção amostras

Resumindo, conforme a maioria dos colecionadores, se não existe um envolvimento afetivo e intelectual com sua coleção, se eles não estão organizados, se não existe um tema que interligue os objetos, o que você tem é apenas um monte de itens acumulados. No caso dos perfumes, o que você tem é um perfume wardrobe.

A necessidade de ter um perfume, sem realmente precisar (porque de fato, você já tem mais que o suficiente para 3 vidas), não necessariamente caracteriza um colecionador, segundo esta lógica. Mas se você compra perfumes que nunca vai usar, apenas pelo prazer de possuí-los, você é um colecionador.

Para quem quer saber da minha vida pessoal, eu tenho 4 coleções: a de perfumes (a partir de 10ml); a de miniaturas de perfumes; a de decants e samples (abaixo de 10ml em frascos de amostra ou não originais); e a de cartonagens de amostras grátis (elas são tão bonitinhas! Guardo todas em separado e estou catalogando).

E você, o que acha sobre o assunto? Você coleciona ou tem um perfume wardrobe?

 

P.S. Um bom texto sobre o hábito de colecionar, em inglês: http://www.acrwebsite.org/search/view-conference-proceedings.aspx?Id=12102

Eu sempre aviso quando as fotos são minhas. Um dia eu posto fotos dos my pressscioussss aqui.

58 Comentários

  1. alex · 24/08/2014 Responda

    olá , parabéns pelo site. no meu caso cheguei num número de 25 perfumes como o ideal para cobrir todas aos ocasioes de uso, 20 são fixos que gosto muito e outros 5 são para troca, assim sempre conheço fragrâncias novas.

  2. Eduardo · 21/05/2014 Responda

    Sou compulsivo na compra de perfumes. Tenho mais de 120 frascos todos abertos. A maioria de 100 ml pois acho um melhor custo-benefício. Os que vão acabando eu sempre deixo uns 15ml pra lembrar di cheiro. Pena que muitos oxidam, apesar de guardados em um armário só deles, e longe da luz. Não sei se sou colecionador, mas gosto de ler sobre o assunto, e tenho um perfil no site fragrantica onde deixo catalogado os vidros. Também coleciono vidros vazios de perfume (todos são de uso próprio ou da família) e tenho uns 200 vidros ou mais, mas estão meio jogados numas caixas, sem organização. Se eu colecionasse o valor em dólares que paguei por eles acho que dava pra comprar um carro novo. Preciso rever isso. Rssss. Esse mês foi meu aniversário e eu comprei uns 12 vidros no site da strawberry. Eles ficam fazendo ofertas diárias bem tentadoras e é difícil resistir. Não sei como isso começou, mas acho que foi influência da minha mãe que sempre que viaja traz um monte deles.

  3. Maria Terezinha de Melo · 06/05/2014 Responda

    Olá, tenho por volta de dois mil(2.000) frascos de miniaturas de perfumes variados, intocados, a maiorias com as caixinhas originais e muitos embalados.
    Viajo muito pelo mundo e quando me deparo com um que não tenho compro. Algumas miniaturas raras e antigas.
    Nunca usei nenhum.
    Estive pensando em vender porque preciso de grana. Pode me ajudar?
    Atenciosamente
    Tetê

  4. thais heitor · 26/04/2014 Responda

    Eu quando comecei a gostar de perfumes,digamos assim,parti em uma busca por minha identidade olfativa.Era tão ignorante no inicio que se me falassem de perfumes florais torcia o nariz,pois me remetia a um perfume de rosas que minha vó usava e que eu sempre detestei,rs.Com o passar do tempo fui aprendendo mais,e cada dia mais amando os cheiros novos e o glamour de poder ter um pedacinho das grandes grifes em minha casa.Amo muitos dos perfumes que tenho atualmente,outros apenas gosto,mas todos tem seu dia para serem apreciados a depender do clima da ocasião e de meu estado de espirito.Enfim,agora me considero alguém que caminha no inicio de uma coleção.Não consigo mais me desapegar de vários como era no inicio.Mesmo não amando a fragrância fico com pena de vender,trocar…sou egoista,não consigo doar os da minha coleção,eu compro um igual e dou,mas não o meu,rsrs!Eu não tenho preconceitos,quanto a marca e preços,basta que me agrade,e é meu.Mas tenho preconceito com embalagens que considero feias.Confesso isto.
    Estou quase terminando com os da britney faltam 4 para fechar a coleção,pretendo começar agora da marca marc jacobs e não faço ideia de onde vou guardar tudo isto,rs.Não gosto muito dos cheiros dos perfas do marc,acho que só valem pelas embalagens…
    Enfim,adorei seu blog e também teu artigo,estou passeando aqui a horas,rs beijão

    • Vanessa Anjos · 12/08/2014 Responda

      Sou muito parecida contigo neste relacionamento com os perfumes… Agora é que comecei a deixar as pessoas usarem meus perfumes (ok, só um pouquinho)… Mas também concordo com os Marc Jacobs: não fazem meu estilo mas os frascos são fofos.

  5. Marcinha · 13/03/2014 Responda

    Olá!
    Também adoro perfumes e gostaria de dicas para aumentar a minha listinha.
    Tenho esses (os com * são os preferidos):

    1-J’adore (edp) *
    2- Acqua di Gioia *
    3 – Infusion D’Iris (edp) *
    4- Hypnôse (edt)
    5- Lady Million (edp)
    6- Fantasy (edp)
    7- Midnight Fantasy
    8 – Madly, Kenzo (edt)
    9 – Amarige
    10- Samsara *
    11- Very Irresistible Sensual *
    12 – Hugo Boss Nuit *
    13- XX
    14 – Carolina Herrera Chic *
    15 – Prada Candy L’eau *
    16 – Calvin Klein Beauty *
    17 – Hypnotic Poison Eau Sensuelle
    18 – Be Delicious So Intense *
    19 – Golden Delicious So Intense *
    20- Ricci Ricci
    21- Viva La Juicy Noir

  6. Rafaela C.C, Flores · 26/01/2014 Responda

    Olá ,tenho uma coleção de frascos vazios de perfume ,maioria são importados! Se por acaso alguém se interessar entre em contato ,pois não tenho mais espaço para colecionar.

  7. Anderson · 09/01/2014 Responda

    O correto é ter um perfume que lhe identifique para onde você chegar todos saberem: “chegou o fulano”. Perfumes fazem história, marcam momentos e uma personalidade. Coleção de perfume é faz parte de pessoas sem perfil.

  8. Marcia Borges · 11/12/2013 Responda

    Sou louca por perfumes e compro compulsivamente sem critério algum, compro pela marca, por ser lançamento, por que li uma resenha, por que senti em alguém, por que vi de promoção em algum site, em fim, eu tenho ganância e gosto é do vidrão nada de amostra ou miniatura. Me atrai comprar às cegas, mas, fico enlouquecida em duty free, para mim é a melhor parte da viagem e amigos meus que vão pra fora já sabem eu vou entregar uma listinha. Não me considero colecionadora, mas uma apaixonada por perfumes e aprecio ter muitos frascos a minha disposição para usar de acordo com a ocasião, o clima, e principalmente meu estado de espírito ah eu sou generosa quando eu enjoo de um perfume eu dou de presente sem problema algum, não guardo frascos. Tudo relativo a perfume me interessa, ler sobre esse assunto é a minha distração, tenho aprendido muito com vc, Vanessíssima e outras blogueiras maravilhosas.

  9. Thaíze Mitiko Kamei Négri · 08/12/2013 Responda

    Não sei se tenho uma coleção ou um wardrobe, mas os que predominam são os gourmands, definitivamente! Tenho alguns perfumes pra troca e também um frasco vazio de Kenzo Amour. Se alguém se interessar, é só entrar em contato :)

  10. Marli · 14/11/2013 Responda

    Eu comecei minha coleção de frascos vazios no ano passado, ja tenho uns 150, mas guardo vazios os que uso e ainda os que ganho de amigos! Fico muito feliz quando ganho um descontinuado ou vintage, amei fazer a coleção! Tenho varios repetidos se alguem quiser trocar???? meu email: may_zinha@hotmail.com. Pretendo chegar ao infinito de frascos hehehe bjos pessoal!

  11. david castro · 28/10/2013 Responda

    adorei a matéria, me considero um colecionador, me interesso pela historia de cada um, o significado do frasco do vidro, tenho dezenas alguns nunca cheguei nem perto, só para limpar um exemplo é o charisma que adquiri por ser um clássico nacional.

  12. Marcia · 27/10/2013 Responda

    Eu sou uma usuária comedida. Tenho 6 atualmente, comprei 3, ganhei 3. Uso até o fim, sem dó. E mando o frasco embora quando acaba. Mas descobri uma coisa: sou apaixonada pela nota de limão (qualquer tipo!), tem limão? Ganho meu coração…rsrsr (estamos num ataque de breguice sem fim hoje). E nessa onda, tenho a colônia de limão siciliano da granado e a miniatura do Shalimar (eu fiz aquele teste da Guerlain aqui, foi o meu resultado e realmente o treco funciona: apaixonei no Shalimar, por né? Tem limão!).

    Ando muito curiosa para voltar a testar algumas coisas da perfumaria italiana, exatamente por que eles costumam fazer perfumes fresco com a minha nota favorita. Se algum dia virar uma colecionadora, pode ter certeza que do lado de fora do quarto onde ficarão os perfumes, terei um pomar de limoeiros.

  13. Sil Vaninha · 26/10/2013 Responda

    Nossa, eu inconscientemente há um tempinho percebi q os perfumes meus vão ficando com dois dedos e vou parando
    de usar eles, aí vão chegando os novos e os velhinhos não saem,rsrs Quero guardá-los agora q descobri minha paixão por eles(há mais de um ano) e aí como vc tb não gosto de repetir muito, raramente compro dois seguidos, penso q há tantos pra conheceeer…

  14. lucas · 24/10/2013 Responda

    perfume wardrobe…
    eu tenho entre 30 e 35 frascos, 90% deles é de 100ml ( gosto dos grandes kkkkkk )
    Uso TODOS porque gosto de variar. O perfume é meu acessório favorito, ele combina com a roupa, com o dia, com o humor…
    Não consigo ter um cheiro só

  15. daninha · 23/10/2013 Responda

    Meu caso é mesmo de wardrobe. Tenho uns 30 mas sei que pra ser uma coleção eu teria que me dedicar mais. E eu sinceramente não quero fazer isso! hahahaha
    Tento seguir 2 regrinhas pra compra ñ ser desenfreada:
    - comprar sempre que possível de 100ml: ñ é coleção, eles serão mesmo usados e portanto vou na lógica do custo benefício. Isso faz com que eu me controle em não ter um perfume só por ter o perfume – especialmente os de 30ml me dão essa vontade. 95ml inutilizável pq oxidou é medo real. 25ml ñ é.
    - possuir sempre que possível apenas um perfume de cada marca. Ignoro essa regra com a Hermés e a Loccitane, mas fazer oq, né? As vezes o tiro sai pela culatra e compro algum pq ainda ñ tenho de tal marca. Mas já serviu bastante. Como quando resolvo só comprar outro Burberry quando acabar o Weekend ou ñ importa a promoção incrível desse Ruiz de La Prada, tenho que usar o Flormania inteiro antes. Também me força a pensar bastante antes e procurar o melhor da marca na minha pele. Se por acaso eu comprar só pq estava barato ou pq não me controlei vou ficar com um mais ou menos até ele acabar e me liberar pra comprar o outro que gosto mais.

  16. Dino Napoleão · 23/10/2013 Responda

    Eu tenho uma pequena coleção, resultado de muita pesquisa, só compro que acredito que pode me agradar e na maioria das vezes tenho acertado, é uma coleção pequena mas satisfatória. Evito comprar por impulso e penso em guardar os frascos vazios também, nem quero deixá-los muito vazios não,rs

  17. Edna Dior Rocha · 21/10/2013 Responda

    tenho simmm..e tenho porque simplesmente amoooo perfume…se gosto e poço vou logo comprandoooo..oras oras orasss…os meu já passam dos cem..e quando sei que amei compro logo outro antes que acabe…minha mamy fica louca cm essa compras..mas fazer o que eu amo gosto sinto muita felicidades quando adquiro um novinho cheiroso perfume..todas as pessoas que me conhece sabe que essa uma das minha paixões…me arrependo de não ter colecionado meus frascos porque hoje cm certeza estaria cm meu Rose Cardin ..meu Lights do Boticário..o meu City Glam Aramani..entro outros…tem dois perfumes mesmo que minha mãe comprou na extinta MESBLA pr ela que eu e minha irmãs usamos mesmo tinha um cheiro bem parecido cm o Lily do Boticário nossa como tenho saudades só que não consigo lembrar o nome só sei que tinhas duas mulheres(tipo desenhos renascentista só que elas estavam vestidas cm roupa de época ) na foto da caixa …..tinha tbm um maçã do amor da avon…outro que era um pouco parecido cm Today da avon só que tinha uma coisa bem atalcados nossa que eu amava e por ai vai se estivesse cm esse vidros estaria bem mais feliz…

  18. Vanessíssima · 21/10/2013 Responda

    Eu tinha uma coleção, o que pra muita gente era uma compulsão. Depois virou uma compulsão, o que pra muita gente foi uma constatação. E agora tenho uma coleção de novo, o que pra muita gente ainda é uma compulsão. rs

    O que eu quero dizer com isso é que uma coleção é apenas uma questão de ponto de vista. rs

  19. Jeanne · 21/10/2013 Responda

    Não gosto de acúmulo de objetos e produtos. Por isso sou muito prática e seletiva na escolha dos meus perfumes. Não sei se chamaria de coleção, acho que não, mas faço minhas escolhas primeiro pelo meu olfato, segundo pela ocasião e por último a validade/duração do perfume. Assim tenho os que uso para trabalho (dois tipos – mais frutais), para a noite (tb uns dois tipos – mais românticos e/ou sedutores), para prática de atividades físicas e lazer diurno (tb frutais/florais). Ainda assim, demoooram a acabar. E vou substituindo os frascos conforme chegam ai fim. Dificilmente recompro os mesmos. Gosto de variar dentro de minhas preferências e leio sempre as resenhas, colocando na minha prioridade para as próximas compras (Trussardi Donna será meu próximo, depois que li sua resenha…rs… já encomendei uma amostra pelo ebay). Bjs e parabéns pelo seu trabalho!

    • Srta. Anjos · 21/10/2013 Responda

      Um perfeito exemplo de um perfume wardrobe moderno, Jeanne! Para você, aparentemente, ter perfumes é como comprar acessórios, e esta é uma maneira muito consciente e bacana de comprar perfumes, caso não se seja adicto, viciado em compras, ou colecionador contumaz. Me ensina a ser assim? rsrsrs
      Bjks e obrigada pelo incentivo!

  20. Dênis Pagani · 21/10/2013 Responda

    acho que o que faz uma coleção de qualquer coisa é a unidade do conjunto, alguma coisa que liga todos os objetos (além, é claro, dono deles). de um jeito que um esclarece o outro, acrescenta alguma coisa coisa para compreender o seguinte.

    se eu tenho uma coleção ela é por notas — incenso e couro, principalmente. muito legal o post, Vanessa, ótima idéia!

    • Srta. Anjos · 21/10/2013 Responda

      Sabe do que mais? Toda vez que olho para alguns perfumes “bobinhos” da minha coleção e penso em me desfazer deles, penso que eles estão cada vez mais perto de se tornarem descontinuados… E se tornarem disputados pelo simples fato de que alguém pode achar que ele se tornou uma maravilha com a descontinuação. Como o tal do Kalanit do O Boticário, perfuminho bobo que o povo endeusa.
      Acho que esta é a síndrome do eBay (onde todo mundo acha que seus lixos podem valer alguma coisa), hahahaha

  21. TatiORodrigues · 21/10/2013 Responda

    Nossa!!! Outra dia eu fiz uma relação de que tipo de perfumes eu possuo. Qual a família e sub-família olfativa que eu tenho mais. E descobri algumas coisas que nem havia me dado conta!!! Possuo algumas regras e tenho fases de busca incessante por um tema de perfume. Eu chego a conclusão que eu não tenho uma coleção, mais eu tenho tesão pela busca daquele que eu me apaixono ou por um tema e que eu acredite que naquele momento existe a química perfeita com a minha pele! Mas por eu respeitar alguns parâmetros, acaba que eu reuno perfumes com características que podem ser entendidas como padrões. Existem perfumes que eu compro que eu sei que eu não usarei muito. Compro pela viagem olfativa que ele me remete. Eu gosto de perfumes que me contam uma história, que me dão sensações…Na verdade eu não sei ainda qual é a minha. só sei que sou viciada!!! E não sou viciada em somente comprar, mas sou viciada em conhecer, descobrir…Essa é a minha vibe!!! Alguém entende? ;D

    • Srta. Anjos · 21/10/2013 Responda

      Se tem padrões e subtemas, se está organizado, e se tem perfumes que você não usa mas mantém consigo, parece uma coleção para mim! E esta busca… Esta necessidade de aprender… tudo a ver com colecionar!

      • TatiORodrigues · 24/10/2013 Responda

        Valeu Srta. Anjos agora eu me sinto uma colecionadora!!! É difícil achar quem entenda essa “mania”!!!! Quando eu falo quantos perfumes eu tenho, mostro a minha caixa de amostras…hahahha As pessoas me acham bem louca!!! Chega a ser engraçado!!!!

  22. Leandro · 20/10/2013 Responda

    Eu nao consegui me identificar se coleciono ou se eu tenho um amontoado de perfumes rs..A maioria dos meus perfume eu compro no escuro e nunca arrependi,vou mais pelos comentarios o q geralmente o povo odeia eu amo rs,tbm gosto de colecionar descontinuados, msmo se eu nao gosto muito do tal perfume….Mas uso todos, nao o deixo de usar,guardo alguns frascos vazios .Ja passei meses tentando comprar um perfume q por causa de questoes financeiras nao dava na Epoca.Tenho uma lista enorme pra comprar…De quase todos da lista conheço alguns…Dos q eu ganho amostras eu me desinteresso eu gosto dos desconhecidos msmo,da espera,da ansiedade e enfim do resultado final rs.Ja comprei alguns só pelo frasco tbm.

  23. Gisele · 20/10/2013 Responda

    Eu também tenho 3 tipos de coleções de perfumes: uma de vidros que contem perfumes ( mas uso eles não compro apenas para guardar), outra de vidros vazios (mas ainda não cheguei ao ponto de comprar o vidro vazio, nesta coleção ou eu usei o perfume todo ou ganhei o vidro de alguém), e também uma de miniaturas (assim como os perfumes maiores eu uso e guardo os vidros vazios). Mandei fazer um armário com prateleiras reguláveis no meu escritório. Por enquanto estão em caixas nos maleiros. Compro muito no escuro baseada nas notas olfativas e os que menos gosto uso primeiro para trabalhar.

  24. João Lopes · 20/10/2013 Responda

    “s.f. Reunião de objetos da mesma natureza; reunião de objetos escolhidos por sua beleza, raridade, valor documentário ou preço: coleção de selos, coleção de quadros.”

    Ao meu ver, colecionar não é só amontoar vidros ou perfumes. Não coleciono, apenas guardo os frascos dos perfumes que já usei (geralmente ainda com ”1 dedo” de perfume), mas não considero coleção, é só um ”guardar” mesmo. Quem coleciona, por vezes, nem usa do perfume, o tem por ”objeto de desejo” ou coisa do tipo.

    O blog está cada dia melhor. Parabéns! ;-)

    • Srta. Anjos · 20/10/2013 Responda

      Obrigada, João!
      E eu também tenho isto, de guardar só um dedo no frasco, para me lembrar dele (dificilmente repito a compra).

  25. Diana Alcantara · 20/10/2013 Responda

    Eu coleciono perfumes. Tenho montes de amostras, devidamente organizadas,mas não considero coleção. Separo por ‘grupinhos’ conforme fonte. Preciso saber de onde vieram! Quanto os perfumes tenho mais de 200, estudo sobre, leio muito, sou extremamente organizada com eles. Limpo a cada uso, separo por marcas, garimpo na internet. Sim, corro trás dos antigos, já consegui extratos do Arpege e My Sin da Lanvin deste jeito. Tenho um armário só pra eles. Acredito que coleção não é só número, é dedicação, é estudo, é paciência. É sim organização. Não adianta comprar um monte de perfumes e enfiar tudo em uma prateleira, daí sim vc terá um monte de perfumes, e não uma coleção, na minha concepção obsessiva compulsiva…. As vezes, na ânsia de conhecer e impulsionada pela curiosidade, acabo comprando perfumes que não acrescentam nada. São sem identidade. Daí desapego, não ficam em minha coleção. Por enquanto não precisei desapegar de nenhum dos meus descontinuados ou antigos, ainda bem! Ultimamente tenho investido mais em marcas de nicho, pela qualidade diferenciada e pela criatividade. Não vejo problema algum em fazer amostras dos meus perfumes para amigos, mas não gosto muito de de comprar decants. Prefiro conhecer através de amostras mesmo. Se eu gosta, compro o perfume no vidro original, na integridade de seu conceito. Mas no fim, acho isso de coleção muito complexo, depende de cada um…

    • Srta. Anjos · 20/10/2013 Responda

      Compreendo totalmente ( as informações do texto foram baseadas em uma pesquisa sobre coleções e colecionadores, porque eu procurava entender oq ue faz um colecionador. Não refletem totalmente minhas considerações ou hábitos sobre perfumes).
      Mas não sei se compraria um frasco de perfume vazio, por exemplo. Então, cada louco com a sua coleção, não é mesmo?

  26. nathaliaborgesdemorais · 20/10/2013 Responda

    Eu tenho uma coleção, ainda não cheguei no nível de comprar um perfume que não usaria, mas me interesso pela história da perfumaria e dos próprios perfumes em particular.

  27. siusi · 20/10/2013 Responda

    legal! eu amo os vidros

    • Srta. Anjos · 20/10/2013 Responda

      Dá para ter coleções somente dos frascos vazios, é muito bacana! tem cada frasco mais lindo que o outro!

    • nathaliaborgesdemorais · 20/10/2013 Responda

      Nossa, como já aconteceu! Eu pesquiso muito sobre o perfume quando me interesso, antes de comprar. Leio resenhas, assisto vídeos, mas ainda assim existe a possibilidade de erro. Na minha cidade não tem perfumaria e o que eu mais faço é comprar às cegas..Se eu não gosto do perfume, tento trocar em sites como o Fragrantica ou dou de presente para uma amiga, por exemplo. Eu coleciono os frascos vazios também.

Junte-se a esta conversa! (Proibido propagandas)

  • RSS
  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • Pinterest
%d blogueiros gostam disto: